segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A MAGIA DA PIRACEMA



 EM GOIÁS A PIRACEMA VAI ATÉ FEVEREIRO

A pesca embarcada está proibida em Goiás até o dia 28 de fevereiro. A proibição é decorrente do início da piracema, dia 1 de novembro, época em que ocorre a reprodução das espécies. Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semarh está intensificando a fiscalização nos pontos turísticos do Estado e reforçando sua atuação nos pontos de venda de pescado.

Está permitida somente a pesca em barranco para consumo, que não ultrapasse os três quilos e que possua o tamanho mínimo exigido na portaria 141/2008. No verso da licença de pescador estão os comprimentos permitidos. O superintendente de fiscalização da Semarh, Greide Ribeiro Júnior, avalia que a população tem se conscientizado da necessidade da proibição e o reflexo disto é a diminuição das apreensões ano após ano.

Para a fiscalização neste período, a Secretaria destinou oito equipes. Uma atua de modo itinerante, outra é dedicada exclusivamente para apurar denúncias e as outras seis estão fixadas em pontos estratégicos. O grande diferencial de trabalho deste ano é monitorar diretamente as lojas que comercializam pescado. “A intenção é evitar que o consumidor compre produtos de origem duvidosa ou ilegal”, comenta Ribeiro.

O superintendente alerta que assim como os pescadores, os consumidores também estão suscetíveis a penalidades. Para ambos ocorre a autuação, fixação de multa e apreensão. Sendo que posteriormente é instaurado processo criminal e cível. Os valores e punições variam de acordo com a gravidade de cada caso. Exemplo disto é a pesca de espécies nativas e ameaçadas de extinção. Como são terminantemente proibidas a penalidade é mais alta. A pesca profissional também não é autorizada em Goiás.

A maioria das apreensões realizadas pelos fiscais ocorre por meio de denúncias. Segundo Ribeiro, o atendimento a estes casos é a prioridade da Superintendência. “É importante que a população participe dessa fiscalização. Que não compre peixe nesta época do ano sem ter certeza de sua origem e denuncie”. A intenção é que tanto os comerciantes quanto os consumidores sejam parceiros no combate à pesca ilegal.
Denúncias: (62) 32651344



Segue abaixo caro amigo pescador um vídeo impressionante da piracema no pantanal, um grande abraço e vamos respeitar a reprodução de nossos futuros troféus.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1618331-7823-FENOMENO+DA+PIRACEMA+E+CADA+VEZ+MAIS+RARO+NO+BRASIL,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO