sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PRONTO PRA PESCAR? FIM DA PIRACEMA SE APROXIMA.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a Piracema!
Muitos pescadores e iniciantes da pesca ainda confundem o tema pelo não conhecimento ou pela falta de informação. Na verdade a Piracema é o movimento dos cardumes de peixes que nadam rio acima, contra a correnteza, para realizar a desova no período de reprodução.





A palavra PIRA (“PEIXE”) e CEMA (“SAIR”) vêm do tupi e significa algo como "saída de peixes", como os índios descreviam esse fenômeno que ocorre com milhares de espécies no mundo inteiro. Na maior parte do Brasil, a piracema coincide com o período das chuvas de verão. Quando a temperatura da água e do ar esquenta e o nível do rio sobe em até 5 metros, os peixes percebem que é hora de vencer a correnteza para se reproduzirem junto à cabeceira dos rios, aumentando as chances de sobrevivência dos recém-nascidos.



Nesta trajetória rio acima, o esforço contra a corrente é essencial para o processo de reprodução, pois os peixes queimam gordura e estimulam a produção de hormônios responsáveis pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

A duração da viagem varia bastante. Peixes como as piavas não vencem mais do que três quilômetros por dia, mas há registros de curimbatás que chegaram a rasgar 43 quilômetros de rio em apenas 24 horas. Para todos, porém, a jornada é cheia de perigos. Além de superar cachoeiras, predadores e outros obstáculos naturais, esses animais precisam também vencer a pesca predatória.
A piracema é a época em que os peixes sobem as cabeceiras dos rios para reprodução e a pesca nesse período é proibida no País.



A proibição da pesca do ano de 2011 ocorreu entre  5 de novembro de 2011 e se encerra no dia 28 de fevereiro de 2012. Durante a piracema, está permitido apenas à pesca para as pessoas que sobrevivem da pesca, quem têm a pesca como trabalho e possui carteirinha de pescador, podendo fazer estoque “in natura” de peixe, desde que seja declarado ao órgão estadual do meio ambiente.

É nesta época que o pescador fica aflito, pois, a pesca só é permitida em pesque-pague (Pesqueiros), ou como já foi dito para subsistência. Ai então é onde os pesqueiros procuram atrair o pescador, fazendo-o conhecer mais este ambiente recreativo cada vez mais próximo de sua casa, disseminando o esporte na família e incentivando a prática da Pesca Esportiva.





Agora, o pescador que ignora a PIRACEMA, pode ter problemas com a justiça como, por exemplo, sofrer um processo administrativo com aplicação de multa, processo penal ou possível recuperação de danos por ação cível. Agora com o entendimento do assunto podemos ver que as restrições na pesca durante o período da piracema têm como objetivo garantir que os peixes nativos da região possam procriar em seu período de reprodução.




Mesmo após a piracema, os profissionais da pesca só poderão pescar com o uso da carteirinha de pesca amadora ou profissional. É isso ai pessoal, vamos começar a reunir os amigos, tirar a tralha do quartinho e curtir aquele acampamento com muita carne...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO