sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Criação de peixes em tanque rede

Hoje em dia, o crescimento da piscicultura no cenário econômico brasileiro e sua modalidade de cultivo de peixes em alta densidade de estocagem, vêm atraindo grandes e pequenos agricultores para o setor, pois, envolve menores investimentos na parte de infraestrutura. O que chama a atenção é o sistema de criação feito através de tanques-rede ou gaiolas, ou seja, trata-se de uma criação intensiva cujo resultado final é uma alta produtividade.
Em geral o custo para se construir um açude ou tanque escavado para a criação de peixes ainda é um pouco elevado, então muitos “criadores de peixe”, piscicultores costumam viabilizar o projeto aproveitando uma área natural pelo uso do espaço em corpos d'água já existentes na propriedade e até mesmo os grandes projetos fluviais, também criados para a geração de energia elétrica e abastecimento, as “Usinas Hidrelétricas” ou Rios. Os piscicultores interessados nesta modalidade deverão ficar atentos à necessidade de legalização de seus empreendimentos. Neste sentido, cabe esclarecer que será necessária a autorização de uso do espaço físico no corpo d'água e também o seu licenciamento ambiental do uso das margens para acesso aos tanques-rede.

Regulamentação:

Autorização de uso do espaço no corpo d'água - No caso de uso de tanques-rede temos duas situações possíveis: a utilização de rios e a utilização de represas particulares. No caso da utilização de rios, a autorização do uso do espaço físico no corpo d'água deverá ser emitida pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Estado. 
As informações sobre estas autorizações podem ser encontradas nos sites das instituições: MMA – Ministério do Meio Ambiente, IBAMAInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Licenciamento Ambiental - No Estado de Goiás, o licenciamento para tal atividade compete a SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, acesse o link para maiores informações.

**** Clique em aquicultura – novo ****

Por fim, para melhorar as condições de competitividade do empreendimento, muitos piscicultores podem investir na formação de associações específicas, conseguindo assim acesso diferenciado ao crédito proporcionado pelos órgãos públicos e também dividindo as despesas envolvidas em tal empreendimento. Vale a pena analisar esta opção.

Mas então, o que é mesmo esse tal de Tanque Rede?
Em geral, tanques rede são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Esse equipamento é constituído basicamente por flutuadores       (galões, bombonas de plástico, bambu, isopor, canos de PVC, etc.) que sustentam submersos na água redes de náilon, plásticos perfurados, arames galvanizados revestidos com PVC ou ainda telas rígidas.
O formato retangular permite uma melhor passagem e renovação de água dentro das gaiolas, removendo os dejetos produzidos pelos peixes.
Além disso, os tanques-rede devem ser cobertos para prevenir a ação de predadores, furtos e oferecer sombreamento que impede a incidência de raios UV e diminuir a visão dos peixes, reduzindo o estresse e melhorando o sistema imunológico desses animais.
Recomenda-se utilizar tanques-rede de até 10 m3 pois facilita o manejo e é mais vantajoso do ponto de vista produtivo e econômico pela maior facilidade de renovação da água. Essas estruturas poderão ser colocadas em represas que possuam profundidade mínima de 3 metros. A tecnologia permite produzir em média 300 kg/m3/ano, resultados obtidos principalmente com o cultivo de tilápias, pacus e pintados.
Alguns criadores utilizam curimbatás e cascudos também dentro dessas gaiolas a fim de efetuarem a limpeza das malhas, local onde fixam-se os vegetais (algas) que dificultam a renovação de água. Vale salientar que nesse tipo de cultivo há uma dependência exclusiva de alimento artificial (ração).
Próximas edições saiba o passo a passo de construção de um tanque rede e muito mais, não esqueçam de enviar suas fotos de pesca e ou até mesmo pedir sua matéria. fiquem atentos às atualizações e boa pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO