domingo, 28 de agosto de 2011

PROIBIDA A PESCA DE DOURADO EM ALGUNS ESTADOS



 
Foz do Iguaçu estuda proibir a pesca do dourado nos próximos cinco anos
Medida segue o exemplo da que foi implantada este ano em Cáceres, no norte do Pantanal mato-grossense, e da província de Corrientes, na Argentina, onde milhares de turistas brasileiros vão para fisgar grandes exemplares da espécie
- Por: Lielson Tiozzo / Ilustração: Lester Scalon
- Publicado em: 08/2010

A pesca do dourado pode ser proibida na região de Foz do Iguaçu (PR). Um projeto de lei, de autoria do vereador Braiz de Moura (PSC), que visa a proteção da espécie, foi encaminhado para primeira discussão em assembléia na Câmara Municipal da cidade nesta terça-feira, 6. Para ser aprovado, o PL precisa passar por duas votações.
O PL proíbe a atividade pesqueira referente à pesca, captura, embarque, transporte e comercialicação do dourado (Salminus brasiliensis) com menos de 70 cm pelo período de cinco anos. Existe a possibilidade de acontecer a prorrogação da medida por mais cinco anos.
Após o período de proibição, será permitido o abate do peixe, desde que o exemplar tenha acima de 60 cm e, no máximo, dois exemplares por pescador munido de licença estadual ou federal.
Durante a vigência da lei será proibido comercializar e armazenar o dourado em bares, restaurante, clube social, de pesca, associação e assemelhados a espécie do peixe.
A medida segue o exemplo de Cáceres, que proibiu o abate do dourado até 2013. A cidade do norte do Pantanal mato-grossense seguiu os conselhos da Pesca & Companhia, defensora ferrenha do pesque-e-solte e do meio ambiente, para preservar uma das espécies que mais atrai turistas para uma região.  Na província de Corrientes, na Argentina, a pesca do dourado só é permitida no sistema pesque-e-solte.

SITE: Pesca & Cia (ago/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO