terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PESCAR EM DIA DE CHUVA?

Nas estações chuvosas, os pescadores mais acostumados a pescar quase todo o final de semana sofrem com as intensas variações climáticas, diferente de dias mais quentes, que proporcionam uma pesca com índice de fisgadas bem maior do que a de dias frios e chuvosos.


Muitos amigos me perguntam por que isso acontece? Na verdade sinal de chuva leva a desistência de muitos pescadores na última hora, pois, alguns pescadores acreditam que a chuva é sinal de poucas fisgadas e poucos peixes. Pescar nesses dias não quer dizer que a pescaria esteja totalmente arruinada, ela pode ser tão boa quanto um dia de céu azul. Toda pescaria requer malícia e isso não é diferente ao clima, temos que tirar proveito de situações como estas e interpretar os tipos de chuva, assim saberemos o que fazer quando a água começar a cair.


Vamos entender um pouco desse assunto:

-  Nas  estações  mais  quentes, os  dias  nublados, tendem  a  proporcionar  pescarias  com produtividade  constante;
- Os peixes percebem antecipadamente mudanças nas condições do clima e começam a se alimentar intensamente nas vésperas do fenômeno e logo após chuvas passageiras;
- As garoas, espantam bem mais os pescadores do que os próprios peixes, que se acostumam em pouco tempo com as mudanças na pressão atmosférica. O mesmo vale no inverno, especialmente quando a garoa persiste por alguns dias;

- Evite chuvas torrenciais, pois certamente não proporcionam boas condições para a pesca em geral. Precipitações causadas por frentes frias ou acompanhadas de ventanias também não são boas opções.

Cuidados Importantes:



Podemos sim realizar boas pescarias debaixo de chuva, mas além de ter em mãos uma boa capa de chuva, é importante estar atento a certos fatores para pescar com segurança e melhorar sua produtividade.

·        Raios - numa tempestade com queda de raios, o melhor a fazer é interromper a pescaria e se abrigar sob uma estrutura grande e sólida. Varas de grafite, árvores e mesmo você, quando próximos à água, se tornam referências para atrair relâmpagos.

·        Trajeto - em dias chuvosos, vá a pesqueiros cujo percurso é seguro, tanto na ida quanto na volta. Conheça bem a estrada pela qual vai transitar e evite pistas que alagam ou barreiros em que o veículo possa atolar.

·        Posição das varas - durante chuvas acompanhadas de ventos, abaixe a ponta da vara, o mais próximo que puder da superfície da água. A ideia é evitar a ação do vento sobre o equipamento, o que pode dificultar a detecção de ações. Dê preferência para montagens que utilizem chumbadas, elas manterão as linhas mais esticadas e também proporcionarão melhor percepção.

·        Linhas e boias - algumas cores são mais fáceis de enxergar em dias nublados. Linhas amarelas ou esverdeadas, quando molhadas, ficam mais nítidas, o mesmo vale para anteninhas e boias. O modelo Lambari tem boa flutuação, mesmo sob a ação da chuva.

·        Iscas - evite expô-las à chuva e as deixe tampadas ou cobertas. As massas devem ser preparadas um pouco mais duras que o usual, pois mesmo protegidas, receberão umidade. Se passarem do ponto, é só acrescentar um pouco do preparado seco. As minhocas morrem rapidamente se mergulhadas na água.

Assim como temos que tomar alguns cuidados nos dias de chuva, temos que entender um pouco mais dos lugares onde será efetuada a pescaria, vai aqui então algumas dicas:
Próxima edição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO