quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE E DICAS DE FLUTUADOR DE SALSICHA

Desde o início do Século XX já se vislumbra uma certa preocupação com o meio ambiente, porém, tratava-se de receio pautado em motivos particulares. Embora a década de 60 tenha sido marcada por uma onda de sensibilidade geral, foi na década de 70 que o indivíduo voltou sua atenção para a água, o ar e a vida selvagem.
Em pesquisa podemos citar as décadas de 70, 80 e 90, que foram o despertar das nações para a preocupação com o meio ambiente, porém, foi caracterizada pela participação quase que somente de países ricos.
A participação dos países desenvolvidos, juntamente com os em desenvolvimento e até mesmo com os subdesenvolvidos, caso do Brasil, veio a ocorrer já no século XXI, momento em que já não se pode ignorar o fato de que as nações dependem da conservação do meio ambiente para poderem se desenvolver e estar aptas à sobrevivência das futuras gerações.
O mundo da pesca vem inovando a cada ano que se passa com produtos totalmente biodegradáveis e de baixo impacto ao meio ambiente e uma das mais novas inovações, que já estão sendo testadas é o Anzol Ecológico.

O que incentivou a fabricação deste tipo de produto?
           A pesca esportiva vem crescendo em todo o país, formando uma corrente de adeptos dispostos a preservar o meio ambiente. Por isso existe a preocupação em desenvolver produtos que incentivem o esporte e trabalhem em conjunto com os pescadores.

Quais as vantagens deste anzol?
           Os anzóis ecológicos são apropriados para a prática do pesque e solte (Catch and Release), pois não agridem a natureza. Eles são biodegradáveis, ou seja, possuem rápida oxidação. Foram testados no Rio São Benedito e Cururu, no Paraná, com várias espécies: Pacu, Matrinchã, Trairão, Tucunaré, Cachara, Jundiá, Pirarara e Bicuda. Estes anzóis criam um certo obstáculo natural na pesca de peixes esportivos, já que não possuem farpas. Na verdade esta diferença é mais um atrativo, pois o anzol liso gera maior dificuldade em segurar o peixe.
Os praticantes do catch and release tinham suas dúvidas com relação a eficiência dos anzóis normais. Muitas vezes os peixes conseguem romper a linha e acabam fugindo com o anzol na boca, podendo prejudicar a sobrevivência. Por isso é necessário que sejam fabricados com materiais que se dissolvam rápido.

Como prometido deixo aos leitores do blog e amigos de pesca uma dica muito importante para quem pratica a pesca esportiva em pesqueiros, na edição anterior vocês puderam conhecer um pouco sobre o pesqueiro Água Verde e a pescaria feita com o amigo Leandro Kataki, este que muito me auxiliou na captura dos peixes ensinando-me uma técnica de flutuador de salsicha que ainda não conhecia. O material utilizado é o EVA, este material hoje é muito utilizado como uma espécie de rolha para pia, sendo encontrada também em casas de pesca, na cor ideal.
Vamos agora conhecer através de fotos ilustrativas o flutuador de salsicha prático e eficiente.
Dica: não deixe um pedaço muito grande do EVA, procure cortar em medidas diferentes;

Prenda o anzol direto na linha sem girador ou bóia e coloque o pedaço de Eva que imita a salsicha passando pelo anzol até o final;


 Passe o anzol pela salsicha por dentro, como se fosse embuti-lo;

 Coloque pedaços de macarrão cru até firmar a isca no anzol, faça um bom arremesso e boa pescaria a todos.

       Próximas edições vamos conhecer totalmente o pesqueiro Água Verde, seus peixes e suas instalações. A pedido do amigo pescador Dr. Domênico trarei um vídeo de como fazer o nó SF que une o multifilamento ao líder de Flúor Carbon. 
    Desejo a todos vocês um Feliz Natal!!! E não esqueçam de aproveitar a família unida para leva-los a um pesqueiro mais próximo kkkkkkkkkkkkkkk.

                           FELIZ NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO