segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O SEGREDO DAS ISCAS "MÁGICA, SORTE OU CONHECIMENTO"

Olá pessoal! Iniciaremos hoje uma sequência de matérias relacionadas à qual o tipo de massa deve ser utilizado para sua pescaria, porém não poderia deixar de contar com a colaboração de todos vocês para desmistificar esse assunto.  Afinal, capturar peixes com uma mistura louca de farinha, queijo...
...será que isso realmente funciona?
Caro amigo pescador não deixe de postar comentários sobre o tipo de massa que utilizou, qual o local e que espécie capturou, um grande abraço e curtam as receitas.


RECEITA DE CEVA (PIAPARA)

A receita ideal de ceva depende muito da época do ano e das condições da água. Uma receita simples e excelente para a região é usar no cevador apenas o milho cozido. Além dela você pode usar uma mistura especial para ser lançada no rio em bolas.
Ela é composta por 55% de milho, 5% de quirera de arroz, 5% de quirera de milho grossa, 35% de farelo de arroz e sangue de boi.
           Para preparar, o milho e as quireras deverão ser colocados na água 24 horas antes. Em seguida escorra em uma peneira para tirar toda a água, essa peneira pode ser a que os pedreiros utilizam para coar areia. Em uma bacia grande ou mesmo no chão faça uma pré-mistura da quirera, adicionando farelo de arroz. No lugar da água use sangue e misture até conseguir uma boa liga para que possa fazer as bolotas. Uma boa dica é peneirar o sangue antes.
           A ceva deve ser usada durante todo o dia, dando espaços de 1 a 2 horas. Use de 3 a 5 bolotas de cada lado do barco, se tiver fundeado em lugar de grande profundidade. Você também poderá arremessar as bolotas rio acima, no sentido de sua poita.

Agora se você quiser implementar sua pesca, pode utilizar a seguinte receita:

FÍGADO DE PORCO CURTIDO NO FUBÁ!

Ingredientes:
500 g de fígado de porco;
1 kg de fubá.

Preparo:
Cortar o fígado de porco em tiras de mais ou menos 4cm de largura, por 15cm de comprimento;
Colocar as tiras no fubá e mexer até que as tiras fiquem totalmente cobertas e secas.
Deixar descansar por 7 dias, até que comece a ficar azedo. Guarde em um saco plástico, mantendo longe do Sol.
O resultado parece uma tripa, um pouco mais seca e fácil de colocar no anzol.

Teste realizado na represa Corumbá IV aprovado!!!
Nestes dias consegui tirar Piaparas, Piau e até mesmo Papa-terra, alternando o tipo de isca. As papa-terras, por exemplo, foram atraídas e fisgadas com queijo, já as piaparas e piau pegos no milho e no fígado de porco.
 Amigo pescador a dica é nunca se esquecer da ceva, já as iscas ficam a critério da região e de cada pescador, agora é muito importante ter o que testar para acertar o tipo de isca não acha? 


Um comentário:

  1. Vou fazer esse teste
    Sempre fiz com fuba e secava no sol.
    Mas a ceva e interessante

    ResponderExcluir

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO