sexta-feira, 30 de março de 2012

SHOW DE EXEMPLOS E CAMPEONATO DE PESCA EM TIMBURI - SP 2012

     A cidade de Timburi realiza neste próximo mês, o 6º Campeonato de Pesca Embarcado que já tem data definida. Com mais de 15 mil reais em prêmios, o 6º Campeonato de Pesca será realizado no dia 15 de Abril de 2012, no Camping Municipal (Redondo), com início previsto para 08:00hs da manhã.
     Já tradicional na cidade e região o Campeonato de Pesca Embarcada atrai centenas de pescadores de toda a região para uma tarde agradável com muita festa e descontração e não para por ai Timburi não é apenas famosa pelo torneio de pesca não, ela conta com um vasto atrativo para os segmentos de esporte, lazer... Onde ressaltamos o torneio de pesca, o carnacross e a grande festa da pinga "Fespinga" e a Festa do Peão de Boiadeiro que também já possui data marcada, a 44ª Festa da Pinga e 31ª Festa do Peão de Boiadeiro acontecerá do dia 15 ao dia 19 de Agosto de 2012, e para animar a festa da rapaziada dois grandes shows foram contratados: na quinta-feira, dia 16, Munhoz & Mariano e, no domingo dia 19, presença de Mato Grosso e Mathias.
     Neste ano de 2012 como estima a prefeitura e organizadores do evento a Fespinga espera ter seu recorde de público, já que tem a promessa de ser a maior festa de todos os tempos. Parabéns a Timburi - SP!


      O blog pesca esporte e lazer divulga eventos como esse e faz questão de enfatizar a cidade de Timburi como exemplo de busca de recursos para a cidade através do esporte, do lazer e de tantos outros atrativos que a pequena cidade proporciona.
     Parabéns ao prefeito Paulo Minozzi que dá um show de exemplo a muitos outros municípios brasileiros, vou parar por aqui! O nosso objetivo e trazer a você leitor o que temos de melhor na pesca e não na política, mas "para quem sabe ler um pingo é letra". 

terça-feira, 27 de março de 2012

SAIBA MAIS SOBRE A "TAGUARA" SARDINHA DE ÁGUA DOCE.

Domingo... Dia de levantar cedo, verificar o tempo, assistir aos primeiros programas de pesca e ir à feira/ supermercado garantir o almoço. Em um desses dias ao passar numa grande rede de supermercado, fui à seção de carnes e peixes, logo avistei aquelas lindas espécies de peixes expostas sobre o gelo. Ao bater o olho nesta imagem:


Fiquei logo empolgado “Opa hoje tem sardinha na grelha”, pensei! Distraído com a conversa com minha esposa, acabei esquecendo de comprar  a tal sardinha. Como em uma pescaria, chegamos em casa e verificamos que estava faltando algo, lá vai eu! Agora em outro supermercado. Próximo ao caixa tinha um freezer expositor, adivinha o que tinha nele?         
Sardinha de água doce! É isso mesmo e desta vez resolvi levar. O quilo da sardinha de água doce varia entre R$ 2,70 á R$ 4,00 e várias empresas disponibilizam o produto, o único cuidado que devesse ter e com o gosto que chega a lembrar barro.


     O lago serra da mesa com suas águas paradas, ambiente ameno e altas temperaturas é um estuário da Taguara ou sardinha de água doce (Triportheus spp). A dieta de Triportheus varia sazonalmente sendo constituída principalmente de insetos e zooplâncton na enchente, dos frutos/sementes na cheia e vazante e dos insetos na seca, quando a comida é mais rara.
As sardinhas de água doce resistem a concentrações de oxigênio muito variáveis, desde as mais baixas, quase anóxicas, se alimentando de praticamente qualquer coisa, habitando virtualmente todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras. As taguaras habitam lagos e áreas de água parada quando jovens, descendo para o curso normal dos rios quando adultos. A reprodução ocorre em abundância na época das enchentes, onde as espécies de plâncton são encontradas mais facilmente pela espécie.


 As sardinhas de água doce são vistas principalmente em cevas feitas em meio ao lago, quando o trato é jogado a água e antes mesmo de chegar ao fundo, lá estão elas em cardumes se alimentando do que poderia ser atrativo para outros tipos de peixes, como o piau vara, piau flamengo e outras espécies.
A captura da sardinha acontece com a utilização de linhas finas que se camufle com a cor da água no dia, anzol lambarizeiro e iscas em pequenos pedaços, principalmente massas.



Não deixem de comentar as postagens, um grande abraço a todos e boa pesca.

quinta-feira, 22 de março de 2012

O AMBIENTE FEMININO E OS CUIDADOS COM O SOL

Na edição anterior mostramos que as mulheres não só estão conquistando seu espaço no mundo dos negócios, como em tanto outros lugares... Desta vez elas resolveram atacar em um ambiente totalmente  desconhecido para a maioria delas, onde as surpresas são inerentes neste tipo de esporte, dividindo a superação com adrenalina, medo, paciência e muito mais muito prazer pelo esporte.

Humberto de Campos em sua nobre frase disse: "A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." Será que o vento está sacudindo as folhas da árvore feminina?
Claro que sim! As mulheres já provaram que além de ótimas donas de casa, podem também ser boas motoristas, mecânicas, engenheiras, administradoras de empresas, sem ficar atrás de nenhum homem. Mostrando que são perfeitamente capazes de cuidar de si, de conquistar aquilo que desejam e de provocar mudanças profundas por onde passam.

A independência da mulher é fruto da ascensão a cargos de liderança no mercado de trabalho, propiciando melhores condições financeiras, atualmente as mulheres ocupam postos nos tribunais superiores, nos ministérios, no topo de grandes empresas, em organizações de pesquisa de tecnologia de ponta. Pilotam jatos, comandam tropas, perfuram poços de petróleo...


As mulheres cortaram o cordão umbilical com maridos e companheiros, estão emocionalmente independentes e tem quebrado muitos tabus, existe um único gueto masculino que ainda não tenha sido invadido pelas mulheres? Não sei responder, mas posso afirmar que se ainda tiver elas irão fazer parte. O mais interessante é que, nesse processo de conquista, elas não deixam de cultivar seu lado sedutor, de mãe e de dona-de-casa, agradecemos rsrrsrsrsrsrss.

A nova mulher tem valorizado cada vez mais homens de verdade, mais participativos na rotina familiar, de perseverança e de amor; pois, uma vida com atritos com pelejas e ditadura, não pode progredir de maneira que proporcione a todos o bem-estar.

É isso ai, acho que me empolguei, mas não poderia deixar de comentar e aproveitando a deixa resolvi trazer o tema “Cuidados com o sol”.

A luz do sol promove a síntese da vitamina D, necessária para fortalecer os ossos e evitar o raquitismo. Há também evidência de uma ligação entre exposição solar, produção aumentada de hormônios e melhora da disposição e do humor. Isto parece ter um papel importante na manutenção da saúde mental e dos ritmos circadianos.

As pessoas que moram em cidades longe do litoral, quando vão à praia, devem ir aumentando aos poucos os períodos de exposição, para dar tempo de o bronzeamento ir aparecendo, o que protege a pele. Exposições exageradas e repentinas ao sol, principalmente em pessoas de pele mais sensíveis como os loiros, quase sempre tem como resultado um nariz vermelho e rosto queimado sem bronzeado devem tomar mais cuidado, usando cremes ou loções com filtros solares. Estas pessoas têm maior propensão a ter problemas causados pelo sol, como sardas, manchas e queimaduras solares.

                                        ** CUIDADOS**

Todos devem beber muita água natural, pelos menos 2 litros por dia. Diminua a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, pois prejudicam a circulação dos tecidos.

         Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura deve ser mais frequente porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e
vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solar e mais resistente ao câncer.

As queimaduras solares normalmente são benignas. Observe os sinais de manifestação:

- Pele vermelha, sensível e inchada;
- A região exposta fica quente e dolorosa.
Em alguns casos as queimaduras são graves. Proteja se.
- Reduza o tempo de exposição, em dias de muito calor ou de muito vento;
- Não exponha a pele umedecida ao sol;
- Renove a aplicação dos cremes protetores após entrar na água;
- Use chapéu ou boné e tome bastante água;
- Não use perfumes ou 
produtos à base de álcool. Eles podem provocar sardas;
- Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas;
- Fora dos horários de proteção fique a sombra, cubra as crianças e proteja as partes expostas com filtro solar;
- A exposição saudável á luz do sol se limita aos horários de menor incidência de raios ultravioleta: das 6 às 10h da manhã e entre as 16 e 18h.
- desconfie sempre do sol escondido atrás das nuvens;
Busque sempre os conselhos do médico, em caso de estar fazendo algum tratamento. Mulheres que usam anticoncepcionais devem ter esse cuidado.
A pele bronzeada não significa que a pessoa esteja protegida, apesar da pigmentação. Embora pareça amortecer os efeitos solares, há risco de envelhecimento precoce da pele e câncer. Os raios ultravioleta penetram na derme, matam as células, e a pele envelhece prematuramente.





NÃO FIQUE MUITO EXPOSTO AO SOL;





PREVINA-SE;






CUIDE DA SAÚDE DO SEU CORPO! 

terça-feira, 20 de março de 2012

"AS MULHERES INVADIRAM O MUNDO DA PESCA"

Cresce o número de mulheres que praticam a pesca esportiva


Cai mais um reduto masculino: uma das novidades que mais têm chamado atenção dos frequentadores das praias cariocas é o crescente interesse de mulheres pela pesca. Considerada pelos mais machistas uma atividade reservada aos homens, porque supostamente exigiria concentração, paciência e, o mais importante, silêncio, a “pescaria de final de semana” vai ganhando adeptas do sexo oposto, dispostas a quebrar mais um tabu. A reportagem do iG percorreu a orla do Rio à busca dessas mulheres.
“Hoje em dia já não tem mais isso de sexismo em nenhuma área. Tem espaço para todos, inclusive na pesca”, afirma a empresária Thaisa Granato de 27 anos. Aos fins de semana, é na praia que ela encontra sossego para recarregar a mente. Com uma vara já com anzol esticado, as devidas iscas em um compartimento de mão e sua garrafinha de água a postos, Thaisa garante que consegue ficar calma horas à espera da “vítima”.
A também empresária Rô Albuquerque, de 44 anos, mostra facilidade com o molinete (o carretel que enrola o anzol na ponta da vara), mesmo com as unhas grandes e pintadas. “Aqui tem uma trava. Então o certo é jogar a linha e deixar a isca bater no fundo do mar. Depois é só mantê-la na altura que os cardumes passam, não tão no fundo e nem tão perto da superfície da água”, ensina Rô, que não esquece do batom antes de rumar para a praia.
Esta habilidade com as iscas e o anzol, ela diz, vem de longo tempo. “Sempre pesquei em Búzios, Região dos Lagos. Quando estou pescando, só penso no peixe, em mais nada. É como se me desligasse do mundo”, conta. Por isso mesmo, celulares e iphones, por exemplo, ficam no carro ou em casa. “Na areia a concentração é na vara de pesca. Qualquer tremidinha é preciso se certificar de que tem peixe no anzol. Se não, ele pode fugir”, detalha a empresária.

Tamanho não é documento
A vara de pescar que as mulheres preferem tem de um a três metros de comprimento. As pescadoras contam que o tamanho do equipamento não influencia no tipo de peixe que se quer atrair. O preço pode variar de R$ 420 a R$ 650. A menor vara tem uma carretilha na ponta, a maior tem o molinete (ambos com a função de enrolar ou soltar o anzol). Na outra extremidade fica a rapala, isca artificial de plástico que imita uma sardinha colorida, ideal para pesca à beira-mar.
De bermuda ou short jeans – e até mesmo de vestido – camiseta, top ou a parte de cima do biquíni. É assim que elas vão para a pescaria: de forma despojada e confortável, para dar mais habilidade na hora dos movimentos de lançar a vara ao mar. As mulheres contam que a melhor hora para a pescaria é o final da tarde, a partir das quatro horas, quando o sol já não está forte e o movimento de banhistas cai consideravelmente. Com a chegada do outono, e temperaturas mais amenas, é de se esperar mais fidelizações ao crescente grupo de pescadoras.
Entre os pontos da orla do Rio mais favoráveis à prática, estão a praia da Reserva, pela calmaria, e os costões do Leme, do Arpoador e do Recreio, por atraírem cardumes atrás de comida. As espécies mais corriqueiras são de corvina e de lanceta.
Pescaria na TV
Livia Pavone, de 28 anos, tem a facilidade de só atravessar a rua de casa e já pisar na areia. Moradora do Recreio, na zona oeste do Rio, a lojista conta que no começo ficava acanhada por pescar sozinha, no meio de tanto homem. “Ficava totalmente inibida. Mas quando peguei meu primeiro peixe, não teve jeito, exibi orgulhosa”, se diverte ela, que agora vai para o mar acompanhada da amiga, Rô. “Final de tarde é sempre melhor. A gente arma as cadeiras e finca as varas na areia. É uma delícia”, continua.
Atriz e produtora, Katia Saules, de 32 anos, adotou o esporte recentemente. “Faço natação duas vezes semana, gosto desse contato com a água e principalmente com a natureza. Escolhi a pesca porque gosto desta paz, do barulho do mar”, conta Katia, à espera de novos projetos profissionais enquanto mira nos peixes.
Para fugir do estresse diário, elas garantem, não há nada melhor. "Descobri há alguns meses que a pesca é a melhor forma de exercitar minha paciência. Vejo o mar e já me tranquilizo”, diz a estudante de jornalismo e apresentadora Mariana Gouvea que estreia em breve um esportivo no canal a cabo Multishow – entre várias modalidades, o programa falará até sobre pesca. “Dizem que pesca é esporte. É mais que isso, é terapia. O que a gente se estressa no trânsito, no trabalho, fica tudo no esquecimento. Um dia de pesca equivale a uma semana de analista”, compara ela, bem-humorada.
Cantadas temáticas
É comum que as mulheres levem para a pescaria um tipo de rede de mão para auxiliar a retirada do peixe no anzol. Isso porque, vaidosas, muitas não gostam do contato direto com o pescado. “Acredite se quiser. Não coloco a mão no peixe. Tenho nojo”, conta Livia Pavone, aos risos. “Eu sei pescar, mas não consigo comer o peixe que tiro do mar. Outra pessoa precisa preparar para mim”, desabafa Rô.
Mas com isso elas não se preocupam. O que não falta é tubarão para nadar neste mar. As cantadas, claro, fazem parte da “terapia na areia”. Entre as iscas que os marmanjos jogam: “Que peixão!”, “Quer ajuda com a vara?” ou “A sereia sabe pescar?”. Pescadoras precavidas, elas sabem a hora certa de puxar o anzol. “Já nem ligo mais. Fico na minha, finjo que não ouvi. Fico com foco no peixe, no outro peixe, naquele no fundo do mar”, brinca Livia.
fonte: www.ig.com.br
Analisando a situação posso dizer a todas as mulheres que é muito bom fazerem parte deste ambiente incrível que é o mundo da pesca, isso só faz enaltecer o segmento com mais adeptos e mais beleza. Consequentemente haverá melhor aproximação, aceitação e dias de intenso prazer sendo desfrutados pelos casais. O ambiente da pesca proporciona um clima muito especial com toques da natureza, diversão, humor, distração, adrenalina e muita aproximação, principalmente no período noturno, onde muitas mulheres ainda temem com animais estranhooooooooos. rsrsrsrsrrsrrsrsr
Parabéns mulheres continuem conquistando seu espaço e dividindo-o com os homens para que assim possamos ter um mundo em harmonia, tranquilidade, paz, sabedoria...  Afinal o que seriamos sem vocês?  
Gostaria de deixar um grande abraço a meus leitores e em especial a turma que nos segue de outros países como o México, EUA, London, Russia e Portugual.
The blog fishing, sports and leisure thanks to the American public for being part of this team, thank you!
 
Блог рыбалки, спорта и отдыха, благодаря русской публике за то, что часть этой команды, спасибо!


Blog de la pesca, los deportes y el ocio gracias al público español por ser parte de este equipo, gracias!

segunda-feira, 12 de março de 2012

CONTINUAÇÃO DA EDIÇÃO PESQUE COM CONSCIÊNCIA, TABELA DE CAPTURA E TAMANHOS

     Continuando a edição anterior trago a todos vocês os tamanhos mínimos de captura de peixes de água doce e de quebra a melhor época, iscas, tipo de linha e anzóis utilizados para capturar nossos tão sonhados troféus. Espero ter tirado as dúvidas e esclarecido a importância da pesca consciente a vocês leitores e apaixonados pela pesca, pelo esporte e lazer, Um grande abraço do amigo pescador e não deixem de enviar suas fotos e vídeos pelo e mail     fabioluiz_admin@hotmail.com, conto com vc’s.

                                            LOCAIS DE PESCA

(1) - REGIÃO SUL; SÃO PAULO; ESPÍRITO SANTO e RIO DE JANEIRO
(2) - BACIA AMAZÔNICA
(3) - BACIA DO RIO PARANÁ
(4) - BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO
(5) - MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL
(6) - PARÁ e AMAPÁ

ESPÉCIES PEIXES (nome vulgar)
   Tamanho Mínimo(cm.)
Locais permitidos de pesca
01
02
03
04
05
06
APAIARI, ACARA-AÇU
20
-
X
-
-
-
X
ARMADO
35
X
-
X
-
X
-
ARUANÃ
44
-
X
-
-
-
-
CAPARARI
60
-
-
-
-
-
X
CORVINA
25
-
-
-
X
-
-
CURIMATÃ PIOA, CURIMATÃ
30
X
-
X
X
X
-
GRUMATÁ, CURIMBATÁ
30
X
-
X
X
X
-
CURIMATÃ PACU
40
-
-
-
X
-
-
DOURADA
60
-
-
-
-
-
X
DOURADO
55
X
-
X
-
X
-
DOURADO
60
-
-
-
X
-
-
JARAQUI
20
-
X
-
-
-
-
JARAQUI
25
-
-
-
-
-
X
JATUARAMA
18
-
-
-
-
-
X
JAU
80
X
-
X
-
X
-
MANDI
15
-
-
-
X
-
-
MANDI
18
X
-
-
-
-
-
MAPARÁ
29
-
-
-
-
-
X
MATRINXÃ
22
-
X
-
X
-
-
PACAMÃ
40
-
-
-
X
-
-
PACU
30
-
-
-
-
-
X
PACU, PACU CARANHA, CARANHA
40
X
-
X
X
X
-
PESCADA
25
X
-
X
X
X
-
PIAPARA,PIAU, PIAU VERDADEIRO
25
X
-
X
-
X
-
PIAPARA, PIAU,PIAU VERDADEIRO
30
X
-
X
X
X
-
PIRÁ
45
-
-
-
X
-
-
PIRACANJUBA
30
X
-
X
-
X
-
PIRACANJUBA , SALMÃO
40
X
-
X
-
X
-
PIRAÍBA
100
-
-
-
-
-
X
PIRARARA *** pesca proíbida***
50
-
-
-
-
-
X
PIRARUCU *** pesca proíbida***
150
-
X
-
-
-
X
SURUBIM, PINTADO
50
-
-
-
-
-
X
SURUBIM, PINTADO, CACHARA
80
X
X
X
X
X
-
TAMBAQUI
55
-
X
-
-
-
-
TAMBAQUI
65
-
-
-
-
-
X
TAMOATÁ
15
-
-
-
-
-
X
TUCUNARÉ
25
-
X
-
-
-
-

         Tabela de pesca água doce e salgada!

Água doce

ESPÉCIE
ÉPOCA
ISCAS
ANZOL
Acará
Ano todo
Minhoca, bichinho, macarrão
12/16
Bagre
Ano todo
Minhoca, fígado, lambari
12 a 2
Carpa
Verão
Massa, minhoca
8 a 2
Chimboré
Verão
Minhoca, milho verde
10-14
Curimbatá
Verão
Massa
10-12
Dourado
Verão
Colher, tuvira, lambari, rã
1/0-4/0
Lambari
Ano todo
Minhoca, massa, queijo, siri, bichinho
14-18
Jaú
Ano todo
Minhocuçu, miúdos de frango, peixe
5/0-10/0
Mandiúva
Ano todo
Minhoca, lambari
8 a 2
Pacú
Verão
Massa, milho cozido, mandioca
1/0-4/0
Pintado
Ano todo
Minhocuçu, peixe, rã
3/0-7/0
Piracanjuba
Verão
Lambari, massa, mandioca, milho verde
6-2
Pirambeba
Ano todo
Minhoca, fígado
8-4
Surubim
Ano todo
Minhoca, rã, minhocuçu
3/0-7/0
Tilápia
Ano todo
Minhoca, milho verde, capim, bichinho.
10-16

Água salgada

ESPÉCIE
ÉPOCA
ISCAS
ANZOL
Anchova
Verão
Sardinha
2 a 1/0
Bagre
Ano todo
Sardinha, camarão, lula
12 a 2/0
Cação
Verão
Sardinha, cavalinha
2/0 a 7/0
Caranha
Verão
Sardinha
1/0 a 7/0
Cavala
Ano todo
Artificial, colher
2 a 3/0
Corcoroca
Ano todo
Camarão, sardinha mariscos
8 a 12
Corvina
Ano todo
Tatuí, camarão
8 a 1/0
Espada
Ano todo
Sardinha
1/0 a 3/0
Gualhudo
Verão
Camarão, sarnambi
10 a 14
Garoupa
Ano todo
Sardinha
1/0 a 6/0
Linguado
Ano todo
Camarão
8 a 12
Arraia
Ano todo
Sardinha, camarão
1/0 a 5/0
Pampo
Verão
Camarão, sarnambi, tatuí
6 a 1/0
Pescadinha
Ano todo
Camarão, tatuí
8 a 2
Robalo
Verão
Camarão
8 a 2/0
Sargo
Ano todo
Caranguejo, mariscos
2 a 1/0
Sernambiquara
Ano todo
Camarão, tatuí, sarnambi
1/0 a 3/0
Xaréo
Ano todo
Sardinha, camarão
1/0 a 3/0

TIPOS DE LINHAS

DIÂMETRO
DA LINHA
RESISTÊNCIA
(Em média)
Mm
Kg
Lb
0,20
2,7
6
0,25
4,2
8
0,30
5,3
12
0,35
6,8
15
0,40
9,1
20
0,45
11,6
25
O,50
15,0
32
0,60
19,9
42

Fonte: Pesca Brasil.

APRENDA A FAZER O SEU NÓ DE PESCA TAMBÉM

NÓ ALBRIGHT

NÓ ARBOR
NÓ DE SANGUE
NÓ DOPPLER LOOP
NÓ CLINCH REFORÇADO
NÓ NAIL
NÓ PALOMAR
NÓ PERFECTION
NÓ RAPALA
NÓ SNELL
NÓ SURGEON
NÓ TRILENE
NÓ UNICO